Virtualização de Sistemas Operacionais – O que é um Hypervisor?

Hypervisor ou Hipervisor é o software que possibilita a existência de máquinas virtuais, em resumo, sua principal atividade é gerenciar e compartilhar recursos computacionais como memória, processamento, armazenamento e comunicação de rede entre sistemas operacionais virtualizados comumente referenciados por guest operating system (sistema operacional convidado).

A utilização de um hypervisor permite a execução de diversos sistemas operacionais em um único equipamento – respeitando suas limitações de recursos. É comum encontrar empresas que necessitem de milhares de servidores executando vários sistemas operacionais com diferentes configurações e aplicações e não necessariamente possuem milhares de máquinas físicas.

Essas empresas, ao invés de possuírem uma máquina física para cada sistema operacional, utilizam-se da virtualização que permite rodar todos os sistemas operacionais necessários em poucos servidores físicos dotados de grandes quantidades de armazenamento, memória e processadores. Estas máquinas físicas que concentram até milhares de servidores virtuais são chamadas de hosts.

Atualmente existem dois tipos de hypervisors, os Virtuais que rodam dentro de um sistema operacional como Windows ou Linux e funcionam como uma aplicação comum – como um navegador ou editor de textos. O outro tipo é o Bare Metal (“metal puro” em tradução livre), este  hypervisor é instalado diretamente no hardware, deste modo acaba entregando melhor aproveitamento da máquina do que hypervisors virtuais.

Exemplos de hypervisors virtuais: VMware Player, VMware Workstation e Oracle VirtualBox.

Exemplos de hypervisors bare metal: VMware vSphere (ESXi), Microsoft Hyper-V e Citrix XenServer

 

O que é um Servidor Virtual?

Um exemplo muito comum de servidor virtual é o VPS (Virtual Private Server ou Servidor Virtual Privado) que costumam ser oferecidos pelas empresas que fornecem hospedagem de sites e serviços na nuvem. O Servidor Virtual Privado possibilita criar um servidor na internet com flexibilidade de configuração e instalação de aplicações diversas a custos ínfimos comparados aos gastos necessários para se manter um único servidor com sistema operacional exclusivo.

Além do VPS também é possível executar sistemas operacionais virtualizados na maioria dos desktops com uso de ferramentas como VMware Player, VirtualBox.

Em todos os casos, o sistema operacional virtualizado sempre rodará sobre um hypervisor, o qual fará o gerenciamento dos recursos disponíveis no host e garantirá o funcionamento correto de todos demais sistemas operacionais  virtualizados no mesmo hardware.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *